Saiba como fazer a maquiagem ideal para crianças com a ajuda de Alesandra Moreira - Salão de Beleza em Águas Claras

Especialistas alertam que meninas precisam usar produtos adequados. 
Pequenas costumam pedir maquiagem de presente no Dia das Crianças.

Muitas meninas pedem aos pais maquiagens de presente no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Cada dia buscando as pinturas mais cedo, elas se encantam com estojos coloridos de sombras, batons, brilhos labiais e blush. Os especialistas alertam que as crianças precisam usar maquiagens próprias para elas, que provocam menos alergias, e que pintar o rosto deve ser encarado como uma grande brincadeira.

A atriz Karina Ferrari, de 10 anos, que interpretou Anusha em “Caminho das Índias”, conta que antes da novela não usava maquiagens. “Mas eu gostava de ver as pessoas maquiadas”, conta. Depois do personagem, ela diz que passou a “adorar” as pinturas. A mãe da atriz, Rosane Duarte da Silva Ferrari, de 35 anos, lembra que até se assustava quando ela saía maquiada do camarim. “É diferente”, afirma. A personagem precisou usar pinturas em algumas ocasiões, como nas cenas de festas indianas.

Segundo a mãe, Karina teve o primeiro contato com a maquiagem por causa da personagem. “O primeiro contato dela foi essa novela. Ela tinha maquiagem de brinquedo, mas nunca teve essa coisa de passar no rosto, só passava nas bonecas”, diz. Depois de Anusha, tudo mudou. “Ela adora maquiagem. Quando sai na rua, vê esses estojinhos e quer”, afirma.

A designer de interiores Giovanna Concon Cunha, de 35 anos, também tenta segurar a vontade de usar maquiagem da filha Fernanda Concon, de 7 anos. “Desde criancinha, quando entendeu o que é maquiagem, ela sempre gostou. A gente tenta dar uma segurada, o que ela mais usa é um brilhinho”, contou.



Cuidados

O dermatologista Wellington de Jesus Furlani, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), alerta que as mães precisam tomar cuidado com as maquiagens que compram para as filhas. “Existem muitos produtos que não têm procedência e podem dar dermatite de contato. Há muitos piratas, que são mais perigosos porque têm uma quantidade maior de substâncias alergênicas”, afirma. Por isso, é importante verificar se o produto é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ideal é usar maquiagens voltadas para o público infantil, segundo ele. “Você retira [os produtos] com água e são menos alergênicos”, diz. Além disso, cores mais claras têm menos chance de causar alergia, por causa da quantidade de pigmentos. “Cores claras são melhores, esmaltes escuros, por exemplo, têm mais chance de ter alergia.”

Como em adultos, o dermatologista recomenda retirar a maquiagem depois que uso. “Pode também passar um hidratante e um protetor solar especial para criança. É importante observar se não fica vermelho, se não descama”, afirma. De acordo com ele, em caso de irritação é importante procurar um médico.

Wellington Furlani diz que a maquiagem deve ser encarada como uma brincadeira. “Maquiagem para criança tem que ser levada para parte lúdica, ser usada só em ocasiões especiais.”

Texto do site http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1327345-17397,00-SAIBA+COMO+FAZER+A+MAQUIAGEM+IDEAL+PARA+CRIANCAS.html

Comentários