ALESANDRA MOREIRA AJUDA NOS CUIDADOS COM A PELE NA CHEGADA DA PRIMAVERA

A primavera chegou! A estação das flores tem temperaturas agradáveis e dias ensolarados. Porém, algumas das características da primavera refletem no bem-estar da pele que por isso merece cuidados especiais.

"Antes de tudo, é preciso entender que a pele é um órgão e não apenas um revestimento do corpo. Em função das temperaturas mais baixas e tempo seco do inverno, a tendência é que exista uma desidratação não habitual. Por isso, a primavera é o momento de reidratar a pele e cuidar de possíveis problemas advindos da estação anterior", explica a Dra. Anelisa Baungartner Lamberti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology.


A dermatologista diz que o processo para manter a pele bem cuidada, protegida e hidratada começa no banho. "O início é a limpeza do rosto. Quando feita incorretamente, pode causar alterações em toda proteção natural da pele. O ideal é utilizar sabonetes neutros, próprios para cada região. Nessa fase, o ideal é usar água morna, evitar esponjas e usar apenas a espuma do sabonete massageando levemente a região do rosto com as mãos".

A Dra. Anelisa recomenda que o banho adequado na primavera seja com o uso de água morna, rapidez e produtos apropriados para cada tipo e região da pele. Após esse procedimento é hora de hidratar a pele. "O recomendado é que se use hidratante no corpo inteiro. Isso vale para todas as idades, inclusive crianças", afirma.

Porém, os cuidados não acabam aí. Na primavera, o sol aparece com mais frequência e o protetor solar é indispensável. "Embora mais fraco do que no verão, o sol é sempre um risco. Independentemente da época, continua existindo radiação ultravioleta que é muito prejudicial. Por isso, o uso do protetor solar é indispensável. Também vale reforçar que o pólen das flores pode sensibilizar a pele que estando bem cuidada, hidratada e protegida fica menos vulnerável", diz a dermatologista.

E como lidar com os cravos e espinhas na estação das flores?

Na realidade, o cuidado com os cravos e espinhas não muda de estação para estação. A diferença é que o aparecimento deste problema pode acontecer mais na primavera e verão por causa do aumento da temperatura. "O calor faz o indivíduo transpirar, provocando mais oleosidade na pele. Esse contexto é favorável para o aparecimento de cravos e espinhas na região do rosto.

Já no inverno, é mais frequente no tronco, ombros e costas que ficam quentes e abafados por roupas mais pesadas e casacos", explica a dermatologista.

Nos passeios ao ar livre a pele pode sofrer alguns ferimentos, cortes e arranhões. Os cravos e espinhas ‘cutucados’ podem inflamar. Nesses casos, é indicado o uso de pomadas antibióticas, como Nebacetin®, do laboratório Takeda, para cuidar de possíveis infecções na pele.

Com os cuidados especiais sua pele ficará sempre bela para que você possa curtir a estação ao máximo!

Texto retirado do site http://vilamulher.uol.com.br/beleza/corpo/cuidados-com-a-pele-na-chegada-da-primavera-642876.html


Comentários