Mais benefícios do chololate para te animar na Páscoa - Salão Alesandra Moreira

Como se não bastassem a doçura que traz para nossa vida e os benefícios comprovados à saúde, o chocolate ainda é um ingrediente rico em nutrientes para a pele. Os grãos de cacau contêm flavonoides, que têm poder antioxidante: aliados a vitaminas, minerais e ácidos graxos também presentes, protegem a cútis da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Mas o chocolate tem ainda mais a oferecer para sua beleza:

— A gordura contida no cacau tem alto potencial hidratante e calmante para a pele. Também tem ação vasodilatadora na microcirculação sanguínea da derme, aumentando o grau de nutrição das células. Além dos benefícios do chocolate em creme, estudos mostram que o cacau ingerido aumenta a proteção natural, diminuindo os efeitos nocivos da exposição solar – explica a dermatologista Gina Matzenbacher.


Não é à toa que tratamentos como a tradicional máscara de chocolate e o banho de lua estejam entre os mais procurados nas estéticas.

– A textura macia e cremosa e o perfume forte e adocicado contribuem para a sensação agradável e prazerosa após cada sessão – completa a dermatologista.

Para quem quer um efeito mais profundo, que promete renovação da pele e clareamento de manchas e melasmas, existe até mesmo um peeling à base de chocolate.



E as espinhas?

Sabe aquele papo de que chocolate provoca espinhas? Bom, isso depende do tipo de chocolate e da quantidade de consumo. A dermatologista Paula Bellotti explica:

— O que causa as inflamações, na realidade, é uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como doces, pães, biscoitos, chocolates com alto teor de leite na formulação e alimentos industrializados em grande quantidade, que tendem a gerar uma alteração na resistência do organismo à insulina, podendo causar o aparecimento de espinhas.

espinha

Chocolate na cabeça

No cuidado com os cabelos, multiplicam-se nas prateleiras xampus, condicionadores e máscaras que contêm o ingrediente na fórmula, sem contar a escova de chocolate, que promete reduzir o volume e hidratar os fios.

Delícias funcionais

Outra aposta da indústria são os chamados chocolates funcionais. Além dos nutrientes, estes produtos são enriquecidos com ingredientes que oferecem benefícios à saúde e variam de acordo com as necessidades de cada um. Há opções, por exemplo, que são menos calóricas e ainda têm função anti-idade.

— Não é com propósito de emagrecer, mas, sim, de consumir um produto saudável. É difícil que as pessoas sigam tratamentos à risca ou tomem cápsulas. É mais fácil de aderir ao chocolate, que é uma grande paixão das mulheres — diz a farmacêutica Mika Yamaguchi.

Entre os compostos mais eficazes para se adicionar aos chocolates funcionais está o glycoxil, que ajuda a diminuir os malefícios de outros açúcares no organismo.

— Quem orienta o que cada um precisa é a nutricionista ou o nutrólogo. Não podemos esquecer que, às vezes, as pessoas tomam algo por uma semana e esperam um milagre. O processo de renovação da pele dura em média 28 dias, logo, para ter um resultado efetivo, é preciso consumir durante um e dois meses — ressalta a profissional.

Para os cabelos e para a pele

Escova de chocolate

Com extrato de cacau e queratina, ajuda a hidratar, fortalecer e recuperar os cabelos. Mas talvez a característica principal seja o brilho, a redução do volume e a diminuição do frizz. Por ser progressiva, têm seus efeitos acentuados com o uso de secador e pode durar até três meses.

Máscara facial

Indicada principalmente para peles desidratadas e sem brilho, a máscara pode ser aplicada em qualquer pessoa, inclusive quem tem acne, por conta da função calmante.

— Também proporciona melhora da luminosidade, viço e maciez do rosto — explica a dermatologista Gina Matzenbacher.

Depois de uma higienização profunda e de esfoliação na pele, a máscara permanece no rosto entre 20 e 30 minutos.


Peeling facial

Para quem quer diminuir manchas e melasmas, os ativos clareadores do peeling podem ser a solução. Rico em polifenóis e vitaminas, o cacau também tem efeitos anti-idade e promove uma hidratação profunda.



Chocolaterapia corporal

Neste tratamento, o creme à base de manteiga de cacau atua na pele por, em média, uma hora. Os benefícios se devem à presença de substâncias como ômegas, retinol e vitaminas, que nutrem e hidratam a pele. Já na primeira sessão, a promessa é o efeito relaxante, além de suavidade e maciez. Para prolongar os resultados, a sugestão são tratamentos semanais. Ainda há opções como a massagem dorsal, que leva creme de chocolate e ajuda a aliviar tensões e dores nas costas utilizando movimentos superficiais e profundos em toda a região.

Banho de chocolate

Este tipo de banho pode ser tanto em ofurô quanto em hidromassagem. A pele ganha uma película protetora, que inibe a perda de umidade. O resultado é uma cútis mais viçosa, macia e luminosa.

Testo no site: http://revistadonna.clicrbs.com.br/beleza/chocolate-produtos-tratamentos-beleza-pele-cabelos/

Comentários