Dicas para Cuidar do Cabelo Ruivo na Alesandra Moreira!

Ainda que muitas tendências apontem a força total dos fios loiros ou então o poder das morenas, os cabelos ruivos sempre chamam mais atenção.

Talvez seja pela dificuldade em encontrar tons realmente naturais ou então pelos “mitos” criados em torno dos fios avermelhados. Independente do motivo, ser ruiva vai acabar contando alguns pontos a mais. Entretanto, nem tudo é simples e fácil.

Ser ruiva exige muito cuidado, mesmo que você tenha nascido com esta cor de cabelo ou a tenha desenvolvido com o seu colorista. Se o seu tom é resultado de uma boa tintura, saiba que você precisará ter cuidados redobrados.

Apesar de existir uma verdadeira infinidade de produtos para cabelos tingidos, será sempre melhor escolher aqueles específicos para os ruivos.



Antes de tingir
Se você não nasceu ruiva e quer entrar para o time dos “cabelos de fogo”, existem alguns cuidados e procedimentos dos quais você precisa saber. Tudo depende da cor original dos seus cabelos e o tom que você pretende atingir.

Quem já é loira e quer “avermelhar” um pouco os fios, deve recorrer aos tonalizantes para que o resultado não seja muito exagerado.

Já os mais escuros como castanhos e pretos precisam passar pela descoloração para que o tonalizante ruivo seja aplicado.

Entretanto, existe uma grande desvantagem nesse processo já que os cabelos ficam mais ressecados e devem ser cuidados com muito mais frequência.

Outra ideia é tentar se adaptar às cores com luzes e outros processos menos agressivos. Os reflexos também podem ajudar bastante nesse período de adaptação.

Assim você pode sentir se aquele tom de ruivo é realmente aquele que estava nos seus planos ou não. 

Manutenção
Depois desses conselhos, você decidiu que o ruivo é a sua cor e tingiu os cabelos por completo. É importante lembrar que deste momento em diante você deverá retocar a sua raiz uma vez ao mês e fazer uma hidratação profunda.

Se você já tinha cabelos secos antes de aderir à nova cor, é melhor recorrer a uma cauterização.

Dessa forma, as escamas dos cabelos se fecham e a cor permanece por muito mais tempo nos seus fios. Mesmo assim o seu cabelo vai “desbotar” nos primeiros 15 dias após a primeira aplicação. Portanto, não se preocupe, é depois desse período que o seu cabelo fica mais bonito.

Como a lavagem intensa dos cabelos acaba removendo bastante da tintura, é interessante aumentar o intervalo entre elas. Outra dica que deve ser levada muito a sério é a proteção solar.

Independente de o seu cabelo ser ruivo naturalmente ou ter saído de uma tintura, você precisa usar protetores para os fios. Assim você evita que eles fiquem expostos aos raios e por isso, ressequem.

Se você é do tipo que só vai ao salão se for extremamente necessário, existe uma forma de cuidar dos seus cabelos ruivos sem precisar marcar horário.

Peça ao seu cabeleireiro um bom tonalizante para você usar em casa. Lembre-se de que este produto deve ser usado em um intervalo médio de 15 a 20 dias. Dessa forma, as raízes mantêm a cor e você não vai precisar tingir o comprimento novamente.

Para as naturais
Quem nasceu com os cabelos ruivos já pode se considerar uma grande sortuda. Não precisará passar por nenhuma das etapas complicadas de descoloração dos fios e não sofrerá com o ressecamento decorrente disso.

Mesmo assim é importante cuidar muito bem dos fios para que eles fiquem sempre bonitos e brilhantes.

Os cuidados podem se resumir a um bom protetor solar para cabelos e hidratações periódicas. Dessa forma você mantém seu cabelo a salvo durante todo o ano e não só no verão.

Outra dica importante, e que vale para todas, é evitar fazer rabos de cavalo ou coques muito apertados. Os fios podem se quebrar e o cabelo fica com um aspecto bastante desleixado.

E então, vai aderir ao lado “vermelho”?

Comentários